Home História

Monumentos

Antigo Paço

Paço da Ribeira de Muge

EntradaPorticoO antigo Paço de Paço dos Negros é o grande marco turístico e ponto de atracção nesta freguesia pertencente a Almeirim. Foi mandado construir por D. Manuel I, que se apaixonou pelos campos ribatejanos, e devido às magníficas coutadas e fertilidade das margens da Ribeira de Muge, teve como primeiro nome o Paço da Ribeira de Muge . Contudo e porque o rei ordenou a vinda permanente de escravos negros, depressa o Paço passou a ser conhecido como "Paço dos Negros". Edificado num espaço tipicamente originário, resta apenas deste atraente local do séc.: XVI, o pórtico e o próprio nome de Paço dos Negros, actualmente um lugar da freguesia. Sendo uma localidade tipicamente ribatejana e com uma população maioritariamente rural.

Pórtico - Ribeira de Muge

Pórtico de Paço dos Negros

Ijunta

Foi erigido no ano de 1512, como o atesta a Carta de Quitação de el-rei D. Manuel I ao seu escudeiro e primeiro almoxarife do Paço da Ribeira de Muja, Diogo Rodrigues (*).

Neste documento são referenciados inúmeros objectos para as obras do Paço, de entre eles: “… tejolo de toda a sorte grande, alvanaria, portal.”

A encimar este imponente Pórtico podem ver-se ainda as ameias com os seus merlões. Lateralmente, as armas reais, de coroa aberta, ladeadas pela esfera armilar do rei fundador, o rei Venturoso.

Afirma a lenda que, neste local, era vista a espreitar o sol, a cantar e a pentear-se, uma linda princesa moura, a qual guardava uma grande talha cheia de oiro, tendo a encimá-la a espada de oiro do rei.

Reza a lenda que a linda moira ainda canta, mas só para quem a souber ouvir; que continua à espera com uma riqueza sem conta, para oferecer a quem sonhar três noites a fio e tenha coragem de a vir desencantar.

(*) Chancellaria de D. Manuel, liv.9.º, fl.26 v.; liv.6.º de Místicos, fl. 147., in Braamcamp Freire, Arquivo Histórico Português: 448.

FONTE: Cf. Lendas da Ribeira de Muge: 47.

Mais artigos...
Facebook Youtube Vimeo