Get Adobe Flash player
Home Colectividades Grupo de Danças Salão

Grupo de Danças de Salão Marianos e Murta

Grupo de Danças de Salão Marianos e Murta


A Associação Cultural e Recreativa de Marianos e Murta (ACRMM) tem uma particularidade muito especial, ao reunir na mesma colectividade duas aldeias de concelhos diferentes: Marianos, freguesia de Fazendas e concelho de Almeirim, e Murta, freguesia da Parreira e concelho da Chamusca. Fundada em Março de 1987, a colectividade esteve fechada durante alguns anos, até que o actual presidente, Daniel Duarte, decidiu assumir os destinos da ACRMM há quase oito anos, "a pedido de muitos jovens cá da terra, que queriam praticar desporto".


Ao tomar posse, encontrou um campo de futebol abandonado e uma sede assaltada e vandalizada, cheia de lixo e com as fechaduras arrombadas. Daniel Duarte começou por reunir com os representantes de ambas as autarquias, apresentou o seu projecto e pôs mãos à obra. Hoje, o cenário é totalmente diferente. A obra feita está à vista de todos e as gentes da terra sentem orgulho na sua colectividade.


A direcção começou por limpar, recuperar e pintar as instalações do clube, substituiu portas e pôs grades nas janelas. Em 2003, as instalações foram ampliadas com a construção de um bar / café, com cozinha devidamente equipada. Entre 2004 e 2006, foi construída uma bancada, um muro de suporte para o deslizamento de terras, a rede de escoamento para as águas pluviais, o campo de futebol levou uma nova camada de saibre, plantaram-se mais de 50 árvores e o parque de estacionamento foi alcatroado. No ano passado, inaugurou-se uma nova sala de convívio, junto ao bar, entre diversas outras pequenas obras.


Com mandato até Agosto de 2010, Daniel Duarte quer ainda pintar novamente o interior e o exterior e colocar uma cobertura em frente aos balneários. "Temos investido aqui muito dinheiro, e o meu maior medo é que isto um dia possa fechar", desabafa o presidente, que diz "recusar protagonismos", apesar da população reconhecer a sua enorme dedicação em prol da colectividade, a ponto de lhe pedirem para não sair.


"O trabalho feito deve-se a todos os que me têm ajudado ao longo destes anos, sem excepção, porque a colectividade não é minha, é de toda a população", afirma Daniel Duarte, destacando o empenho de dois vice-presidentes da ACRMM, Manuel António e José Luís.


Daniel_DuarteCom cerca de 160 associados, a ACRMM está actualmente dividida em três secções. A secção de futebol é a principal, com uma equipa sénior a disputar o campeonato de futebol do Inatel. Tem ainda uma secção da juventude, que utiliza a sala de convívio da sede para a realização de festas de aniversário e outras actividades, e, desde 2008, uma secção motard. Os "Falcões do Ribatejo" são um grupo de entusiastas das quatro rodas que participam em reuniões por todo o país e organizam um encontro em Marianos e Murta no mês de Junho, e que traz muitos forasteiros à aldeia. A colectividade organiza também as festas populares, em Setembro, as comemorações do 25 de Abril, um almoço de convívio por alturas da Ascensão, e um torneio de futebol de 7 no mês de Junho, entre outras actividades "que vão permitindo fazer algumas receitas para os projectos que queremos concretizar", explica Daniel Duarte.


Rua

Marianos/Murta

2080 - 640 Fazendas de Almeirim

Telefone:

Email:

Fax:

Site:

Share
Facebook Youtube Vimeo